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  • OBJETIVOS GERAIS

    a-                 Proporcionar ao aluno uma bagagem de conhecimentos teórico-práticos, que lhe garanta competência e capacidade para elaborar, programar, coordenar, supervisionar e avaliar estudos, planos e projetos escolares pertinentes aos processos educativos escolares e não escolares.

    b-                 Habilitar gestores pedagógicos e docentes com formação inicial para o exercício de docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade normal, em cursos de Educação Profissionalizante, na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

    c-                  Contribuir para a formação de profissionais altamente qualificados, com uma visão crítica, criativa e inovadora, por meio de sólida formação geral e humanística.

    d-                 Desenvolver competências e habilidades em nossos alunos para que sejam capazes de conduzir os diversos aspectos relacionados ao trabalho pedagógico: o processo de ensino e aprendizagem em diferentes momentos da educação básica e em diferentes espaços educacionais; organização, gestão, coordenação e avaliação de projetos educacionais; produção, difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.

    e-                 Oferecer subsídios e meios para capacitar profissionais competentes e comprometidos na construção de uma sociedade justa e inclusiva.

     

    OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    a-                 Realizar o planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias da Educação;

    b-                 Assessorar o planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não escolares;

    c-                  Incentivar a produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico no campo educacional, em sintonia com as novas práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares;

    d-                 Obter o domínio do conhecimento pedagógico no desenvolvimento de ações relacionadas à gestão educacional com competência, flexibilidade, coerência, capacidade analítica, criatividade, compromisso e capacidade para trabalhar em equipe.

  • O curso de Pedagogia destina-se à formação de um profissional habilitado a atuar na educação infantil, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas do Ensino Médio, na organização de sistemas educacionais, na coordenação de projetos educativos e nas áreas emergentes dos diversos contextos não-escolares.

     

    PERFIL DO EGRESSO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA:

    I - atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa equânime, igualitária;

    II - compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual,

    social;

    III - fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;

    IV - trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;

    V - reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;

    VI - ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;

    VII - relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;

    VIII - promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;

    IX - identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para

    superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;

    X - demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;

    XI - desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;

    XII - participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;

    XIII - participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;

    XIV - realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;

    XV - utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;

    XVI - estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.

    • No caso dos professores indígenas e de professores que venham a atuar em escolas indígenas, dada a particularidade das populações com que trabalham, das situações em que atuam, sem excluir o acima explicitado, deverão:

    I- Promover diálogo entre conhecimentos, valores, modos de vida, orientações filosóficas, políticas e religiosas próprias à cultura do povo indígena junto a quem atuam e os provenientes da sociedade majoritária;

    II- Atuar como agentes interculturais, com vistas a valorização e o estudo de temas indígenas relevantes.

  • matriz curricular atualizada pedagogia

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