Imprimir

Psicologia

simbolo psicologia

  • Geral: O Curso de Psicologia, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais, tem como objetivo formar profissionais nas modalidades de Bacharelado e Formação do Psicólogo para o exercício da profissão, aptos a compreender e intervir nos fenômenos e processos psicológicos de forma ética e competente, respeitando o público atendido e os pares, seja da área psicológica ou afim.

    Específicos: Composto pelas ênfases em Saúde e Processos Clínicos, o curso objetiva:

    1) Formar o profissional de Psicologia apto à crítica e à produção do conhecimento nas áreas de atuação do psicólogo, assim como oferecer condições de atuar nas áreas afins aos conhecimentos adquiridos durante o curso;

    2) Instrumentalizar o profissional de psicologia no sentido de ter uma ação preventiva junto a comunidade, proporcionando maior acesso à mesma para obter informações e conhecimentos sobre Saúde e Saúde Mental;

    3) Aplicar, com competência, os instrumentos psicológicos na comunidade para intervir, após levantamento diagnóstico, e melhorar as condições de vida da população no que se refere à Saúde e Saúde mental;

    4) Capacitar o profissional de psicologia para atuar de forma ética e coerente na resolução dos problemas dos indivíduos ou grupos que se submeterem ao seu processo;

    5) Desenvolver a capacidade de elaboração de diagnósticos, aconselhamentos, psicoterapias e outras estratégias clínicas para intervir nas problemáticas de ordem psicológica que se apresentarem.

  • O Curso Superior de Psicologia da Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira – FAAHF visa formar psicólogos numa perspectiva generalista sem que se desconsidere o sentido das especializações. Busca-se a atuação em diferentes linhas teórico-metodológicas com capacidades de exercício profissional de conhecimentos psicológicos adquiridos em contextos variados de investigação, análise, avaliação, prevenção e atuação. O profissional deve estar preparado para desenvolver soluções dos problemas da realidade, quer se localizem nas práticas clínicas ou no âmbito da saúde, em suas dimensões individuais ou coletivas, tanto na área pública, como privada.

    A atuação clínica deve voltar-se para a competência de avaliação psicodiagnóstica em coerência com a diversidade dos referenciais teóricos, viabilizando a melhor abordagem e instrumentos para o atendimento clínico, aconselhamento e processo psicoterapêutico individual ou em grupos adequados às diversas faixas etárias, atendimento às famílias, casais, gestantes, entre outros. Realizado em instituições de prestação de saúde, em consultórios particulares e em instituições formais e informais como hospitais, agremiações esportivas e comunitárias, instituições de serviço social, unidades de atendimento primário à saúde, públicas e privadas que tratam de recursos humanos e unidades de reabilitação e reintegração social.

    A atuação no espaço da saúde deve abranger os diversos níveis da atenção à saúde mental que envolva comprometimento da universalização e qualificação da educação e promoção de melhor condição de vida da população e preservação do ambiente, garantia da cidadania e inclusão social, políticas de prevenção e combate ao uso de drogas, políticas de combate à violência infanto-juvenil e formação de profissionais comprometidos com as demandas da sociedade e com as políticas públicas de saúde.

    Pretende-se profissionais aptos em ações preventivas e terapêuticas direcionadas sempre a padrões de qualidade e princípios éticos. A composição do trabalho fundamenta-se em capacidades de decisão, baseadas em evidencias científicas. O psicólogo formado pela FAAHF deve ser um profissional acessível e integrado ao público e a outras áreas do conhecimento que envolvam saúde e ação clínica.

    As competências para os egressos do Curso Superior em Psicologia da Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira - FAAHF derivam da definição de competência profissional, descrita na (Resolução CNE/CES 5/2011), que aponta para a capacitação de utilizar os conhecimentos psicológicos em diferentes contextos, com capacidade de analisar, investigar, avaliar, prevenir e atuar nos processos psicológicos e psicossociais, e na promoção da qualidade de vida.


    MISSÃO

    Atendendo a missão da Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira – FAAHF de “educar com qualidade, proporcionando o desenvolvimento integral do educando, garantindo-lhe o crescimento intelectual, o fortalecimento dos valores éticos, morais e da consciência ambiental, para formar profissionais competitivos e conscientes de sua responsabilidade social...” o Curso Superior de Psicologia da FAAHF se molda de forma a atender essa missão, se comprometendo com o processo de aprendizagem humanizada, para formar um profissional vinculado aos seus compromissos técnicos e sociais.

    Desta forma o Curso de Psicologia da FAAHF tem como filosofia a construção de conhecimento teórico para fundamentar suas ações práticas que devem estar em sintonia com as necessidades específicas de seu público e para, além disso, ter uma postura humanizada para com esse e seus pares.

    Assim, a missão para o Curso de Psicologia da FAAHF é:

    “FORMAR PROFISSIONAIS EM PSICOLOGIA, CAPAZES DE ATENDER AS NOVAS DEMANDAS SOCIAIS PROMOVENDO O BEM-ESTAR E QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS, COM COMPETENCIAS AMPLAS PARA MELHOR SE UTILIZAR DAS DIVERSAS TÉCNICAS E LINHAS TEÓRICAS EXISTENTES, FUNDAMENTANDO SUA AÇÃO COM HUMANISMO, ÉTICA E COMPROMETIMENTO SOCIAL NA A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL”.

  • grade psicologia estrutura curricular 2014 2 1

logo-footer

CENTRAL DE RELACIONAMENTO
Telefone: (77) 3628.9900
Fax: (77) 3628-9901
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Fale com a Direção, clique aqui.


Endereço:
Rua: Pará, nº 2.280
CEP: 47.850-000
Luis Eduardo Magalhães - BA


Horários de funcionamento:
- Das 13h30min às 21h30min (segunda a sexta)
- Das 08h às 12h (sábado)