Imprimir

Direito

simbolo direito

 

  • A pretensão da Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira em instituir um curso de Direito decorre de sua estratégia de oferecer um ensino superior de alto padrão de qualidade, sendo um marco referencial no ensino jurídico, de modo a contribuir, de modo decisivo, para a melhoria geral da qualidade dos cursos de Direito.

    O que se procura, de fato, é oferecer um curso de graduação de qualidade indiscutível, no qual se almeja não só a formação técnica do futuro bacharel em Direito, mas em especial a sua formação como profissional ético e preparado para atividades laborais em diversos cenários, de modo a se ministrar um ensino avançado e condizente com o nosso tempo.

    Como linha de pesquisa, tem-se a busca da construção de uma base sólida para a pesquisa jurídica, partindo de uma linha voltada para as características sóciodemograficas e econômicas da região em que está inserida, com ênfase no agronegócio e sua relação com o Direito.

    Dado o contexto sócioinstitucional da região em que se insere, o curso de Direito da FAAHF visa prioritariamente formar profissionais para a Advocacia Pública e Privada, a Magistratura, o Ministério Público e as Defensorias Públicas, o que não exclui a formação de juristas voltados à vida acadêmica, à prática consultiva e às investiduras políticas.

    No decorrer do Curso o aluno estará em contato com várias disciplinas integrantes da grade curricular possibilitando a correlação entre teoria e prática e estimulando a interdisciplinaridade, através do Escritório Modelo de Assistência Jurídica (EMAJ); estágios extracurriculares e o estágio profissional de Advocacia, previsto na Lei n.° 8.906/94. Além disso, abrange grupos temáticos e Núcleos de Pesquisa como forma de incentivo visando o desenvolvimento da ciência do Direito e o permanente aperfeiçoamento cultural e profissional, para a qual conta com um acervo bibliográfico atualizado em sua Biblioteca.

  • O Direito é a ciência das normas que disciplinam as relações entre os indivíduos, com papel importante na fixação normativa de atos e fatos relacionados ao crescimento populacional e tecnológico em todas as áreas, principalmente as comerciais, industriais e de serviços.

    Nesse contexto, é inegável a importância do Direito na trajetória da humanidade desde os mais distantes horizontes chegando ao tempo hodierno, onde a presença do Bacharel em Direito torna-se incessante no cotidiano dos povos. O Direito é a única carreira que além de formar o profissional liberal possibilita o acesso, mediante concurso público, baseado exclusivamente em mérito, sem qualquer indicação ou relacionamento social, a cargos públicos muito bem remunerados e socialmente muito prestigiados, como os de Juiz, Procurador, Delegado, Defensor Público, Advogado da União, entre tantas carreiras privativas dos bacharéis em Direito.

    O exercício liberal da advocacia também está em curva ascendente, em virtude da inserção internacional de nossa economia, que fez surgir novos ramos do Direito e possibilitou a oxigenação da profissão, com áreas até recentemente desconhecidas do mundo jurídico, como as da Informática, Biodireito, Ambiental e decorrentes da privatização.

  • matriz curricular atualizada direito

logo-footer

CENTRAL DE RELACIONAMENTO
Telefone: (77) 3628.9900
Fax: (77) 3628-9901
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Fale com a Direção, clique aqui.


Endereço:
Rua: Pará, nº 2.280
CEP: 47.850-000
Luis Eduardo Magalhães - BA


Horários de funcionamento:
- Das 13h30min às 21h30min (segunda a sexta)
- Das 08h às 12h (sábado)